Saúde

DIU não funcionou

O DIU não funcionou para mim. É com imensa tristeza que eu começo esse post. Adiei por um bom tempo porque não quero desanimar as pessoas. É importante deixar claro que cada corpo tem a sua particularidade. O que dá certo para mim, pode não dar certo para você. E vice e versa.

Pois bem, fiz a inserção em março de 2018 e estava feliz da vida, com a libido nas alturas, aproveitando a minha solteirice 100% e tendo uma cólica filha da puta no primeiro dia da menstruação. Ok, tudo conforme o esperado. Os dias e meses se passaram até que em dezembro eu tive um sangramento de escape.  Ops. Aí acendeu o sinal vermelho. O período de adaptação já havia passado e isso estava totalmente fora do esperado.

Liguei imediatamente para a minha médica e avisei o que havia acontecido. Ela reforçou o óbvio “use camisinha até que a gente faça uma ultrassonografia”. Consegui agendar o exame para duas semanas e o que eu temia havia acontecido: DIU em posição baixa. Ela me sugeriu tentar reinseri-lo por meio de uma histeroscopia, que nada mais é do que uma endoscopia da cavidade uterina.

O dia do procedimento chegou e fui para uma sala de cirurgia. Aparentemente não é tão simples quanto à inserção, que foi feita na clínica. Enfim, estavam eu e mais quatro pessoas, além da médica. Conforme ela foi subindo com a câmera ia me dando uma agonia enorme. É como se eu tivesse sido acometida por uma terrível dor de barriga.

Acho que todo o procedimento durou uns 20 minutos. A médica me mostrou na televisão que conseguiu colocar o DIU o mais alto possível. Fui embora cheia de esperança de que o ‘bonitinho’ ficaria lá em cima.  Quinze dias se passaram e fiz mais uma ultrassonografia para ver se o bendito tinha ficado no lugar e para a minha surpresa, ele desceu de novo.

Não tinha mais o que fazer. A médica resolveu tirar porque o DIU já não estava cumprindo o seu papel de contracepção. A retirada foi em consultório e super tranquila. Ela apenas pinçou. Isso demonstrou mais uma vez que o dispositivo estava muito baixo. A ginecologista me orientou a tentar implantar o mini DIU, mas eu desanimei. Gastei muito com a inserção do DIU normal e também maltratei o meu corpo. Resolvi dar um tempo para depois tentar colocar de novo. Perguntei o motivo de o meu corpo expulsar o DIU e a médica respondeu que “isso acontece. Não há um motivo específico”.

Compartilhe:

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *