Como sair de um relacionamento abusivo
Amor Próprio

Como sair de um relacionamento abusivo?

Há quem diga que a pessoa permanece num relacionamento abusivo porque quer. Essa declaração não poderia ser mais infeliz. Existem dois grupos de pessoas que passam por uma relação tóxica. O primeiro é composto por quem não sabe que está numa relação assim e o segundo não sabe como sair. Como sair de um relacionamento abusivo?

Se você já identificou que a sua relação não é saudável, o caminho mais recomendado é procurar uma ajuda profissional. Marque uma consulta com um psicólogo para entender a situação de forma ampla e reaprender os seus valores. O principal motivo de uma pessoa continuar numa relação abusiva é porque ela acha que não merece algo bom. A autoestima dela é destruída pelx abusadxr. Parece loucura, mas a gente, realmente, esquece nosso valor.

Os insultos entram em nossa alma e a gente grava e repete aquilo. Por isso, um trabalho com psicoterapia é essencial para quebrar o vínculo com x agressorx. Depois, você precisará de uma rede de apoio com pessoas de confiança. Podem ser amigos próximos ou familiares. Essas pessoas vão te amar e relembrá-lx que você merece o melhor.

Essa rede de apoio também vai te segurar caso o teu problema seja a dependência financeira. É muito comum uma pessoa continuar num relacionamento tóxico porque é dependente financeiro, não trabalha e tem filhos. Não é tão simples assim sair de casa e ir para a rua passar fome com as crianças. “Ruim com x agressorx, pior sem elx.” Acredite, esse é o pensamento de muitas vítimas.

Relacionamento abusivo: rede de apoio

Se você conhece uma pessoa que não está em uma relação saudável, comece enviando artigos, matérias e vídeos sobre o assunto. Não seja incisivo. Deixe como sugestão de leitura, como se fosse um texto falando sobre qualquer coisa. Não aponte o dedo!

Depois, de forma despretensiosa, reforce o seu amor e a sua amizade pela pessoa. Diga que ela pode contar contigo e demonstre isso. Aos poucos, a pessoa abusada vai sentir confiança para desabafar com você e falar do relacionamento. É aí que entra a indicação de uma psicoterapia.

Não fique com raiva se a pessoa não terminar o relacionamento do dia para a noite. Não é algo simples! Terapia demora para fazer efeito. É um trabalho de formiguinha, mas funciona. E falo isso com propriedade. Já estive no lugar da pessoa abusada psicologicamente. Portanto, não julgue!

Características

Está em dúvida se vive em um relacionamento abusivo? Um vídeo muito bom que me fez abrir os olhos para o assunto foi o da influenciadora Jout Jout “Não tira o batom vermelho”.

Pra mim, esse é o vídeo mais didático para criar uma pulguinha atrás da orelha e fazer a pessoa pensar “Será que estou num relacionamento abusivo?”. (Vale mandar para xs amigxs que você acha que estão numa relação assim. “Ei, já viu esse vídeo? Muito interessante”. Sutileza, lembra?).

Jout Jout – Não tira o batom vermelho

Sendo assim, preste atenção e veja se você também se identifica com as situações abaixo:

  • Não poder dizer ‘não’;
  • Sempre se sentir erradx;
  • Não ter a liberdade de usar as roupas que quiser;
  • Não poder conversar e sair com os amigos;
  • Ser humilhadx por questões físicas, intelectuais ou financeiras;
  • Ser traídx constantemente;
  • Se afastar da família;
  • Abandonar passtaempos;
  • Ciúme excessivo;
  • Ter seu celular revirado pelo outro sem a sua autorização;
  • Ter sua conta de e-mail clonada;
  • Justificar sempre o mau comportamento dx parceirx;
  • Não conseguir se afastar dx parceirx;
  • Ouvir ofensas e gritos;
  • Ser chantageadx, xingadx, obrigadx a ter relações sexuais e sofrer violência física.

Agora que você já sabe quais são as características e a quem pedir ajuda, você já sabe como sair de um relacionamento abusivo. Não se cale! Não exite em ligar 180 também. Existe sigilo! Sua vida vale muito!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *