Viagem

Semelhanças e diferenças entre Brasil e Canadá

Hello, Canada! Tem uma semana que estou aqui e tenho observado tudo microscopicamente. Além de jornalista, eu sou muito curiosa! Tenho uma curiosidade infantil. Logo, observo tudo! Eu sei que prometi fazer um vídeo sobre esse assunto, mas seriam muitos stories e não quero acabar com a paciência do pessoal no Instagram. Sem falar que o blog também precisa ser atualizado.

Primeiramente quero limitar as comparações: Brasil e Canadá são países IMENSOS e com culturas diversas. Portanto, vou comparar com Brasília (que conheço bem) e Toronto (que estou conhecendo agora).

  • Algumas informações: Brasília tem 59 anos e mais de 3 milhões de habitantes.
  • Toronto tem aproximadamente 226 anos e mais de 2,7 milhões de habitantes.

A população das duas cidades é aproximada, mas a idade não tem nem comparação.

Tendo isso em vista, vamos lá!

Transporte

Toronto: o transporte funciona! O ônibus chega na hora prevista e passa sempre. O metrô também. Tudo é limpo! As pessoas são educadas. Quando algum cadeirante vai entrar no ônibus, o motorista abaixa a plataforma para a cadeira de rodas entrar e ninguém reclama que o ônibus está atrasando. As pessoas PARECEM mais humanas. Por que digo que parecem? Porque não tenho como ter certeza.

Não interessa onde você está, tem uma estação de metrô perto de você. É assim que me localizo aqui. Pergunto a estação que é próxima e vou.

Brasília: O ônibus nunca passa na hora, demora, quebra, é sujo e o metrô não vai para todos os lugares. O acesso é bem restrito. Muitos ônibus não são adaptados para cadeirantes e, mesmo quando são, muitos motoristas têm preguiça de abaixar a plataforma para não atrasar a viagem e alguém sempre vai lá fora levantar a cadeira – correndo risco de machucar a pessoa – para entrar no transporte.

Cortesia

As pessoas dos dois países são muito corteses e sempre tentam ajudar os novatos. No Brasil, mesmo que a pessoa não fale o idioma do estrangeiro, ela vai tentar de várias formas ajudar. Até fazendo mímica. Aqui também. Não fazem mímica, mas são bem educados.

Comida

Todos os pontos do mundo para o Brasil. A nossa comida é a melhor do planeta e eu posso provar. Nossas frutas são mais saborosas! E pro almoço? Não existe nada melhor do que um prato de arroz e feijão. Toronto é uma cidade multicultural e tem restaurantes de todos os lugares do mundo. Um dia você pode almoçar guacamole, no outro hambúrguer, depois pizza e por aí vai. Parece lindo, né? Mas cansa. Eu sou metódica e gosto do bom e velho arroz com feijão. Todos os dias. Já sinto falta!

Trânsito

O de Brasília é mil vezes melhor. As pessoas dirigem feito doidas em Toronto. O semáforo fecha e você não sabe se a pessoa vai parar ou não. Se for num cruzamento então, ferrou. Um lado fecha e o outro não. Eu sempre tenho medo de morrer atropelada. Eles respeitam a faixa de pedestre, mas param o carro EM CIMA de você. Acho isso uma falta de educação tremenda. A gente reclama muito do trânsito de Brasília e do comportamento dos motoristas, mas as coisas funcionam!

Obras

Existem muitas obras espalhadas pela cidade de Toronto, mas elas são rápidas. Tem que construir tal lugar? Tem. Eles vão lá e constroem. Preciso comparar mesmo com Brasília? Vocês sabem como são essas coisas. Mil anos para reconstruir um pedaço do viaduto que caiu.

Moradia

Muitas pessoas reclamam que o Brasil é um país assistencialista. Já cansei de ouvir que as mulheres que ganham Bolsa Família fazem mais filhos para poder receber R$ 70 a mais por mês. Sim, é um absurdo, mas tem gente que acredita fielmente nisso. Também criticam as casas do programa Minha Casa Minha Vida e Morar Bem. Agora vou contar um segredo para vocês: aqui em Toronto também tem. São as ‘subsidized housing’. Ou seja, são casas subsidiadas pelo governo para pessoas que não têm condições de pagar por moradia (o aluguel aqui é muito caro).

A lista de espera é entre 7 e 10 anos, mas algumas pessoas têm prioridade: doentes terminais e mulheres que sofreram agressões físicas, sexuais e/ou psicológicas de seus parceiros. Exemplo: se o aluguel é 1.500 dólares, a pessoa selecionada pelo programa só vai pagar 500 dólares. O restante fica por conta do governo. Se essa mulher tem filhos menores de idade, ela ainda recebe um auxílio para pagar despesas como esportes das crianças, comprar casaco de frio e muito mais.

Não é tão diferente assim do Brasil, né? “Ah, Patrícia, mas aí as pessoas são sérias e não aplicam golpes”. Negativo! Existe má-fé no mundo inteiro. Muitas pessoas recebem esse dinheiro do governo, juntam e compram casarões. O governo descobre e elas são chamadas para responderem pelos delitos. Existe malandragem no mundo inteirinho! O Brasil tem muitos problemas, mas é um país absolutamente lindo e com pessoas incríveis. É clichê, eu sei, mas a gente só precisa dar um jeito na nossa política para as coisas se ajeitarem.

Enfim, essas foram as minhas primeiras impressões em uma semana de viagem. No fim da minha experiência eu escrevo de novo para ver se essas impressões mudaram.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *