after:diferença entre os livros e os filmes
Devaneios

After: diferenças entre os livros e os filmes

Olá, Afternators! Assistiu ao primeiro filme de After e ficou curioso sobre as diferenças entre os livros e os filmes? Leia esse post que vou te contar tudo. Mas calma! Primeiro vamos situar o leitor que caiu aqui de paraquedas. After é uma série de cinco livros que ganhou adaptação para o cinema em abril de 2019.

A sinopse nos conta Tessa Young é uma jovem com vida simples, CDF, muitos amigos e um ótimo namorado. Toda sua vida já está planejada, mas tudo muda quando ela encontra Hardin na universidade, um rapaz bonito, misterioso e com muitos segredos.

Se você ainda não leu os livros, pare agora! Sério, estou te avisando. Esse texto possui spoilers. STOP!

Ufa! Se você já leu ou não se importa com spoilers, vamos lá.

After: quem é Hardin Scott?

Hardin Scott

No filme, Hardin (Hero Fiennes-Tiffin) é um garoto tatuado, estudante de Letras, misterioso e charmoso. É amigo de Steph, roommate da Theresa Young, ou como ela prefere ser chamada, Tessa Young. Hardin é inglês, mas mora em Washington (EUA). Tem um comportamento explosivo e um relacionamento complicado com o pai.

Nos livros, Hardin é isso e mais um pouco. É uma pessoa com muitos piercings, sem amigos verdadeiros, tem dificuldade em expressar seus sentimentos e tem um comportamento explosivo, controlador e abusivo. Pois bem, Hardin tem um envolvimento amoroso com Tessa.

After: quem é Tessa Young?

Tessa Young

Theresa Young (Josephine Langford), ou Tessa Young é a garota ingênua e certinha que se envolve com o bad boy do Hardin. No filme, Tessa estuda Economia na Central Washington University, mesma universidade de Hardin, namora Noah, um vizinho que ainda está no ensino médio e é muito certinha. No início do filme, ela aparece com roupas ‘comportadas’ e sem maquiagem. Essa menina “certinha” levava uma vida pacata em uma cidade do interior a 2h de viagem da Central Washington University.

Nos livros, Tessa é estudante de Letras, assim como o Hardin, tem um relacionamento complicado com a mãe controladora, que exige perfeição dela, e tem um pai que sumiu quando ainda era criança.

Agora que todo mundo já foi apresentado, vamos lá. O filme After tem classificação indicativa de 14, mas eu não recomendo os livros para menores de 16 anos. Com o objetivo de atingir o público adolescente e faturar mais, o primeiro filme teve um tom mais ameno. Hardin não mostrou nem 1% de sua personalidade. Quando conheci o filme, ele já estava disponível no Prime Vídeo e me falaram que a história tratava de um relacionamento abusivo. Eu, que já vivi em um, me interessei pelo tema. Mas confesso que não vi nada disso no filme. Fiquei intrigada e me questionei “será que estou relativizando algumas atitudes do Hardin?”.

Livros

Foi esse questionamento que me fez querer ler os livros. Minha prima e eu lemos os cinco livros em menos de um mês. Loucura total! E mais louco ainda é o relacionamento de Tessa e Hardin. É algo extremamente tóxico, abusivo e pesado. Hardin controla as amizades de Tessa, ri de suas roupas, espanca o Zed – “amigo” do Hardin que é apaixonado por Tessa-, bate na parede, quebra abajur e empurra a Tessa. Sem ser exagerada pra ser didática, acredito que a cada duas páginas tem uma discussão. A leitura flui rápido, mas sufoca. Por várias vezes precisei parar para respirar, beber um pouco de água e ver algo diferente.

Lembram da aposta que Hardin fez para conquistar a Tessa? O filme mostra que ele tirou a virgindade dela e contou todos os detalhes para os amigos. Nos livros, além disso, ele precisa levar o lençol sujo de sangue para comprovar o ato. A aposta valia dinheiro e com o prêmio ele mandou pintar o carro da Tessa sem pedir autorização. Asqueroso, né?

No filme, tem uma cena em que Hardin diz que uma amiga do pai tem um apartamento vazio e convida a Tessa para passar uns meses lá com ele. Ela aceita e eles vão brincar de casinha.

Nos livros, ele decide que está cansado de morar na fraternidade e que está na hora de ter mais privacidade com a Tessa. Eles locam um apartamento mobiliado juntos e a Tessa diz que precisa ir ao dormitório dela na faculdade para pegar as coisas dela e se despedir da Steph. Hardin vai ao dormitório, escondido da Tessa, e pega absolutamente tudo e leva para o apartamento. Tessa fica sem conseguir se despedir da amiga. Ou seja, ele controla a vida da menina.

After – Depois da verdade

O segundo filme, que ainda está sem previsão de estreia no Brasil por causa da pandemia, já teve o trailer liberado. Sei que não devemos ‘julgar o livro pela capa’, mas vamos analisar o trailer.

Agora, conseguimos ver um pouco mais da personalidade do Hardin, ou seja, ele aparece mais agressivo. Não sei se vão subir a classificação indicativa do filme, mas quero fazer um apelo aos fãs de After: parem de romantizar esse relacionamento! É totalmente tóxico. Nada do que o Hardin faz é saudável e não interessa a história de vida que ele teve. Isso não pode ser uma desculpa!

Agora que vou ser cancelada, comenta aí: você prefere os filmes ou os livros? Gosta do Hardin? Sim? Não? Talvez? Justifique sua resposta, haha.

Compartilhe:

7 Comentários

    • patricia

      Concordo totalmente! Na primeira tentativa de me controlar, eu já mandaria pastar. Ele modificou totalmente a vida da Tessa. Ela ficou parecendo uma marionete.

      • Mayara Mota

        Boa tarde,

        Eu comecei a ler os livros porque achei o filme bem água com açúcar… rsrs Não sabia que tinham adaptado para o publico adolescente, então tá explicado. Rsrs
        Mas concordo totalmente que Hardin é uma pessoa super tóxica pra Tessa. Não acho que o filme deveria ter sido adaptado para adolescentes, ele deveria ser pesado como o livro pra mostrar a realidade dos relacionamentos abusivos. Mas, a industria precisa vender né… 🙁

    • patricia

      Obrigada! 😍 Pois é, o comportamento dele mudou muito. Acredito que por causa da classificação indicativa. Eu não consigo gostar dele nem no filme e muito menos nos livros, haha

  • Rúbia

    Concordo com tudo que vc disse! Achei o filme super fofinho, um casal diferente, porém, com uma história agradável de ser vista! A parte da aposta um pouco pesada, mas ok! Perdoável! Nos livros o Hardin é grosseiro, desrespeitoso, tóxico, abusivo e babaca! E ele consegue deixar a Tessa quase tão problemática quanto ele! Fiquei com ranço dela tbm em diversos momentos!

    Queria saber quem foi essa prima doida aí que leu com vc 5 livros em menos de 30 dias! Hahahahahahah 😂

    Parabéns, Patty! Arrasou na matéria!
    Que ganha After 2 pra ganhar post tbm 😉

    • patricia

      Hahahahaaha, a baixaria – de brigas- do livro é tão grande que a gente continua lendo na esperança de melhorar e nunca melhora. Que venha o Before agora! 😂😂😂. Tô na expectativa para assistir ao segundo filme. Obrigada pelo comentário! ♥️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *